quarta-feira, 22 de maio de 2013

Marketing Viral + Carlsberg Beer


O Marketing viral ou publicidade viral referem-se a estratégias de marketing que tentam explorar as redes sociais para produzir aumentos de vendas, conhecimento de produtos ou em reconhecimento de marca, com processos parecidos com o de uma epidemia. 

A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial. 

De forma mais geral, o marketing viral se utiliza às vezes para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites aparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere à idéia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens e inclusive textos. (Fonte, Wikipedia 2013)

Para exemplificar um marketing viral, vou mostrar um vídeo da Carlsber Beer, dinamarquesa empresa que mantem sua tradição como cervejaria desde 1847. A ideia da empresa foi pegar uma pessoa qualquer, fazê-la ligar para seu melhor amigo, dizer que estava em uma "enrascada", que estava devendo em um jogo de poker, e que seu amigo tinha que levar o dinheiro para tirá-lo daquela situação. Isso tudo no meio da madrugada. Vejam:






Um ótimo vídeo, e um ótimo exemplo de Marketing viral, pois este tipo de material contagia qualquer um que o ver, fazendo com que todos compartilhem com seus amigos. É quando o amigo compartilha é como  se afirmasse para aquele que o enviou que faria o mesmo por ele. Ótima sacada!

0 comentários: